III Seminário Internacional de História da Dança

Chamada para artigos

Edição especial da Dance Chronicle

O campo de estudos da dança testemunhou uma mudança nos debates sobre a história da dança nas últimas três décadas. Estudos demonstraram como diferentes tradições, estéticas, personagens e instituições contribuíram ao longo do tempo para a perpetuação e a disseminação global das práticas de dança do Norte Global. Da mesma forma, as historiografias locais analisaram heranças de dança que surgiram de diversas práticas culturais populares e, portanto, não se alinham perfeitamente às técnicas e categorias de movimento dominantes na chamada cultura ocidental.

Outro desenvolvimento importante veio de estudiosos, especialmente do Sul Global, que trabalharam com estruturas decoloniais e decoloniais para criticar e resistir a paradigmas de dança que se dizem universalmente válidos (Tambutti e Gigena, 2018; Wilcox, 2018; Purkayastha, 2018; Cadús, 2019; Guarato, 2019 e 2022; Vallejos, 2020 e Marques, 2022). Esses estudos mostraram como as danças da periferia, as danças étnicas, as geografias, as danças familiares e as danças comunitárias proporcionaram um panorama multifacetado de práticas e passados de dança, desafiando a tradição da História da Dança como campo e/ou cursos de História da Dança que tendem a se concentrar nas formas teatrais ocidentais e incluem outras apenas quando explicadas por meio das lentes das formas teatrais ocidentais.

Com base em estudos recentes sobre a descolonização dos estudos de dança em termos gerais, esta edição especial se concentra explicitamente na pedagogia da história da dança, pensando em como ensinamos o passado para desenvolver presentes e futuros mais inclusivos nos estúdios, nos palcos e nas narrativas escritas sobre corpos em movimento.

No entanto, a área como um todo ainda é tímida em debater o que e como as revisões historiográficas chegam à sala de aula. A introdução de histórias da dança e debates historiográficos pode ser intencional ou não, explícita ou implícita, decolonial ou colonial, com ambiguidades e áreas cinzentas ao longo do caminho. Esperamos que este volume inspire uma maior conscientização sobre o ensino de passados da dança. Para dar início a essa investigação, a edição especial apresenta as seguintes questões abrangentes: Como ensinamos a história da dança? Que conflitos e tensões são apresentados em sala de aula (se é que são apresentados)? Como as questões historiográficas informam o ensino da história da dança?

Entendendo o passado como um elemento constitutivo do presente e a projeção de possíveis futuros, esta edição especial convida artigos que repensem os conteúdos, programas e métodos que usamos em salas de aula dedicadas à história da dança. Que legados e heranças da dança definimos como conteúdo? As instituições que oferecem ensino de dança reformulam seus programas de curso para lidar com a pluralidade de passados? Que poder as instituições têm para manter ou transformar programas e práticas de ensino? Que métodos usamos para ajudar os alunos a aprender sobre a história da dança? Convidamos contribuições que meditem sobre essas e outras questões relacionadas às pedagogias da história da dança.

Com esse enfoque coletivo, esta edição especial tem como objetivo estimular um repensar urgente de como atualmente ensinamos as gerações futuras sobre o passado da dança.

Os possíveis tópicos incluem, mas não se limitam a:

- Metodologias e currículos de ensino de história da dança

- Processos de revisão de cursos e programas

- Conteúdos e obras selecionados como referências básicas e quais epistemologias orientam essas escolhas

- Abordagens globais e locais para o ensino de histórias da dança

- Como o ensino da história se cruza com as prioridades de diferentes programas de graduação (BA, BFA, MFA, PhD) e possíveis tensões entre esses diferentes programas

- Oralidade, corporeidade e textualidade como arquivos testemunhais do passado da dança

- Tensões entre o ensino dos contextos históricos das danças e o foco na estética e nas técnicas das danças

- Desobediência intelectual e estratégias de ensino que desafiam os paradigmas do norte global

- Ensino de raça, gênero e classe na história da dança

- Dependência ou autonomia em relação às histórias globais no ensino de passados locais da dança

- Passados abandonados ou esquecidos no ensino da história da dança

Perguntas preliminares podem ser enviadas a Rafael Guarato (rafaelguarato@ufg.br) e Elizabeth Schwall (elizabeth.schwall@nau.edu).

Para enviar um artigo de pesquisa para esta edição especial, acesse https://rp.tandfonline.com/submission/create. Selecione “Dance Chronicle” como o título da revista e “original article” como o tipo de envio